Rotina e o abrir e fechar de portas

Uma colega de trabalho chamada Silvana certa vez compartilhou uma frase bem legal que ajudou-a otimizar sua rotina como gerente de contas: “estou procurando abrir e fechar portas com os clientes.”

Ou seja, terminar aquilo que começou.

Fechar e abrir portas pode ser desafiador – ainda mais se você for um clássico CSM “bombeiro”, só apaga fogo, não faz nada proativo.

Nossa rotina pode ser cansativa, os horários podem ser instáveis, o foco pode não estar sempre presente e, por isso, a organização é nossa maior aliada.

Abaixo estão algumas práticas que mantenho para ter sucesso na tratativa dos meus clientes do início ao fim:

Organização antes de produtividade.

Você depende de um para ter o outro, por isso, antes de começar a fazer o que tem que ser feito, organize seu tempo e suas tarefas.

Estude seu cliente

Estudar mesmo: conheça as pessoas dos diferentes setores que têm contato com seu produto, tente entender em que momento financeiro estão, entre no site, nas redes sociais.

Entenda quem ele é, o que faz e por que precisa da sua solução.

Prepare-se para as reuniões

Parece óbvio, mas checar o health score e supor que sabe de tudo é cair na armadilha. Revisite as anotações dos encontros anteriores, planeje argumentos para possíveis objeções, entenda a fundo como está a usabilidade do cliente com o produto.

Escute seu cliente

Primeiro de tudo, deixe ele falar. Depois, anote as palavras-chave. Não confie na sua memória. Repetir o que ele te disse ajuda a mostrar que você está prestando atenção e a gravar o que foi dito. Gravar a ligação ou reunião para ouvir depois ajuda muito.

Anote. Não confie na sua memória.

Feedbacks, sugestões, demandas. não pense que você vai lembrar de tudo – porque não vai, e ele vai cobrar.

Formalize

O clássico e-mail ainda não custa pra ser enviado e evita confusões ou desconfortos no futuro.


Me conta se esqueci de alguma prática importante?

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