Se você é comerciante ou prestador de serviço, tenho CERTEZA que a sua resposta para essas perguntas será SIM:
1. Você tem clientes?
2. Você quer que eles fiquem satisfeitos com seu produto/serviço?
3. Você quer que eles voltem a comprar com você?
🎉Parabéns, você pode e deve aplicar Sucesso do Cliente na sua empresa!
Não sei se acontece com vocês, mas eu fico frustrada quando vejo algum comércio ou prestador perdendo a oportunidade de reter e encantar clientes por aí.
Meu pai tem uma pizzaria (a melhor da cidade, claro) e eu já dei mil e uma ideias de como aplicar CS para reter e manter a lealdade dos clientes a custo ZERO, mas é difícil convencê-lo.
Isso porque muitas estratégias de Sucesso do Cliente não entregam um ROI imediato.
Tudo se baseia na construção de um relacionamento de confiança e parceria a médio/longo prazo.
🍕 Então, faça diferente do meu pai e aproveite essa lista de ideias e ações fáceis para te dar um impulso de começar esse relacionamento duradouro com seus clientes:
1. Programa de fidelidade: Na compra de 5 pizzas, ganha 1 broto. Exemplo.
2. Pesquisa de satisfação: Pergunte aos clientes como foi o atendimento, o produto, incentive as avaliações. Manda uma mensagem pra aquele cliente fiel oferecendo uma pizza brotinho no novo sabor em troca de feedback, que tal?
3. Personalização: Ofereça recomendações de produtos ou serviços com base nos que foram adquiridos anteriormente.
4. Comunicação ativa: Quem não é visto…. 🤔💭🚫
Saiba os canais onde seus clientes estão e querem ser contatados. Avise sobre as novidades.
5. Experiência do cliente: Se a pizzaria enche de pedidos a ponto de a pizza demorar mais que 40 minutos pra chegar na sua casa, a gente fecha.
É melhor não vender do que vender muito fora da qualidade esperada.
6. Promoções sazonais: Pizza do mês, Quarta-feira da pizza doce, combos, descontos em feriados.
Enfim, essas são só algumas ideias que você pode aplicar. Pense bem no que você tem feito para se manter ativo na vida dos seus clientes, não importa o quão pequena for a sua marca.
Se eu esqueci de alguma ação ou você tem uma sugestão, mande um oi aqui no LinkedIn e me conta.