Como eu saí do Suporte para Customer Success e porque você deve pensar bem antes de fazer isso.

Minha experiência

Sempre trabalhei com atendimento ao cliente, desde o primeiro emprego, em diversos famosos call centers de São Paulo.

Até que, em 2021, consegui um estágio – cursando Marketing – e pude atuar em uma startup cujo Suporte ficava dentro da área de CS.

Nesse período, tive a oportunidade de ver de pertinho pela primeira vez a rotina dos CSMs, conhecer as demandas e participar de decisões da área.

Fiz alguns cursos que me ajudaram a conhecer o básico, como:

  • O que é Sucesso do Cliente
  • As principais métricas de sucesso
  • Como é a rotina dos CSMs
  • O impacto de CS na receita, de Retenção a Expansão.

E com o apoio da minha liderança na época e minha vontade escancarada desde o início, fui promovida a Customer Success Manager Jr.

E deu certo?

Pra mim, sim! Porque eu tive a oportunidade de entender de perto a grande diferença entre o que eu fazia no Suporte e o que eu faria criando relacionamentos estratégicos com os clientes antes de ingressar na área.

Não se engane ao pensar que Atendimento ao Cliente é tudo a mesma coisa.

É normal achar que os cargos são iguais quando, na realidade, um complementa o outro.

Por mais proativo que o Suporte seja, ainda existe um limite dentro do que se pode fazer para ajudar o cliente a avançar nas etapas da jornada.

E é aí que entra a proatividade do CSM, que terá as responsabilidades de:

  • Integrar e treinar novos clientes (CSI)
  • Sustentar relacionamentos duradouros
  • Acompanhar o cliente nos diferentes estágios da jornada de uso do Produto
  • Acompanhar melhorias no Produto Gerar receita (upsell, crossell)
  • Reter e negociar com clientes em risco e ao solicitar cancelamento (churn)
  • Levar feedbacks para as demais áreas
  • Entender o mercado do cliente e gerar valor personalizado…

…entre outras. Ufa!

Se identificou com a lista acima?

Hábitos que me ajudaram no início e podem te ajudar também

1. Networking

Entre em grupos no LinkedIn, Telegram e WhatsApp, siga páginas de CS e se conecte com profissionais da área, tanto os que são referência quanto os que também estão começando.

Recomendo muito a comunidade Café com CS da Thalia Gonçalves (sou muito fã, tem ótimos conteúdos sobre CS no LinkedIn) e a CS Academy,

2. Desafio “1 artigo por dia”

Todos os dias, durante 3 meses, antes de começar as demandas, me propus a ler 1 artigo sobre CS.

Tem muito conteúdo bom e grátis na internet em português e inglês, aproveite! O aprendizado contínuo é o seu melhor amigo nessa caminhada.

3. Estudar inglês

Digo com certeza que metade do que aprendi sobre CS foi na prática e a outra metade foi com conteúdos em inglês.

Hoje em dia é fácil consumir esses conteúdos tendo tradutor à disposição. Mas ainda assim acredito muito que saber ao menos um pouco de inglês diferencia o profissional de CS no ambiente de trabalho.

Isso porque a área é relativamente nova no Brasil e são poucos os profissionais que realmente atuam como CS, e não suporte premium. E aqueles que conseguem ter acesso a o que está rolando de CS lá fora, acaba tendo vantagem.

Nem preciso falar sobre a importância do inglês para as outras áreas da sua vida. Então insisto nesse conselho, faz diferença.

Cursos gratuitos de CS

Introdução ao Customer Success
RD University (RD Station)

Customer Success Essential
CS Academy

Customer Success and Account Health Checks
HubSpot


Espero muito ter auxiliado você que está pensando em ingressar no universo de Customer Success a tomar essa decisão. <3

Comente se você acha que faz sentido, se tem mais alguma dica para compartilhar e me siga no LinkedIn pra mais conteúdos como esse.

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